S ntese do Exame F sico em crian as
1 – Inicia-se com a entrevista com a mãe. Deve ser uma entrevista rápida, de 5 a 10 minutos, devido ao fato de a criança começar a ficar cansada de esperar. O instrumento utilizado é o de entrevista sobre a saúde da criança (que está em anexo), e deve-se priorizar as questões sobre alimentação da criança, sobre problemas de saúde que a criança possa ter, e sobre quem cuida da criança na maior parte do tempo, e como é esse cuidado.
2 – O exame se inicia com a ausculta dos batimentos cardíacos. São 5 os focos auscultatórios na criança, os 4 habituais e um 5º foco que se localiza quase embaixo da axila esquerda, na linha do mamilo. Esse procedimento pode ser realizado no colo da mãe.
3 – Auscultar os focos respiratórios, nos ápices e bases dos dois pulmões (pode ser auscultado só na frente, não precisa auscultar nas costas). Pode ser realizado no colo da mãe.
4 – Observar a frequência respiratória durante 1 min, olhando o movimento do abdome, lembrando que a respiração em infantes é irregular.
5 – Para a avaliação do abdome, colocar a criança em decúbito dorsal, realizar a ausculta do QID em movimento horário até o QIE. Após isso, realizar a palpação superficial na mesma ordem, do QID para o QIE.
6 - O exame dos genitais deve proceder da seguinte forma:
Nas meninas – Com o uso de luvas, abrir os grandes lábios e procurar por vermelhidão e secreções (lembrar que infantes não possuem pequenos lábios). Após isto, fletir as pernas da criança para possibilitar a visualização da parte interna das nádegas e ânus, procurando por fissuras e assaduras.
Nos meninos – Com o uso de luvas, examinar o pênis, retraindo o prepúcio até a exposição da glande (só retrair até onde der, não puxar caso não consiga expor toda a glande). Observar a localização da uretra (se está no meio, inferior ou superior na glande). Examinar os testículos: fazer uma leve pressão na região inguinal de cada lado, para que os testículos voltem para o