S Ndrome De Down BIOLOGIA
Down
Natália
Adrieli
Iurica
Luiz Pedro
O que é Síndrome de Down?
Existem evidências de que crianças com
Síndrome de Down tenham sido representadas na arte, mas a primeira descrição médica da Síndrome ocorreu apenas no século XIX.
Em 1862, o médico britânico John Langdon
Down descreve a síndrome; baseado nas teorias racistas da época, ele atribui a causa a uma degeneração, que fazia com que filhos de europeus se parecessem com mongóis, e sugere que a causa da degeneração seria a tuberculose nos pais.
Apesar do tom racista de Down, ele recomenda que
as pessoas com a síndrome sejam treinadas, e que a resposta ao treinamento é sempre positiva .
Durante vários anos, os pais de crianças com
Síndrome de Down recebiam a recomendação de entregar as crianças a instituições, que passariam a cuidar delas (pela vida toda).
Na Segunda Guerra Mundial, pessoas com qualquer tipo de deficiência (física ou mental) foram exterminadas pelos nazistas, no programa chamado Aktion T4
Atualmente, estima-se que entre 91% e 93%
das crianças detectadas com Síndrome de
Down antes do parto sejam abortadas.
A síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Esse distúrbio ocorre, em média, em 1 a cada 800. É uma síndrome que atinge todas as etnias.
Em uma célula normal da espécie humana
existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A pessoa que tem síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra é ligado ao par 21.
Essa síndrome é diagnosticada logo após o nascimento, pelo médico pediatra que analisa as características fenotípicas comuns à síndrome, ou até mesmo na gestação . A confirmação da síndrome é dada por meio de uma análise citogenética.
Há três tipos genéticos, mas não é possível
diferenciá-los só com o exame clínico.
Trissomia 21: A trissomia 21 (também
chamada trissomia do 21) é a causa de aproximadamente 95% dos casos observados da síndrome, com 88% dos casos originários