Aula 2 Empresas
Prof. Esp. Daniel Labaig de Miranda
1
2 Razões materiais: as pessoas se organizam para alcançar 3 coisas que isoladamente jamais conseguiriam sozinhas:
Aumento de habilidades: as organizações possibilitam a integração, o agrupamento e ampliação das habilidades de várias pessoas.
Compressão de tempo: Ao conseguir alcançar objetivos com maior rapidez, as organizações obtêm um ganho de tempo e de esforços extremamente importante. Acumulação de conhecimento: Dispõe de meios e recursos para que as pessoas desfrutem a experiência e a vivência de outros.
Prof. Esp. Daniel Labaig
2
Conceito de organizações
Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações “são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, com o fim de atingir objetivos específicos”. Significa que são criadas para atingir determinado objetivos.
Prof. Esp. Daniel Labaig
3
3 efeito sinergístico: as organizações apresentam um efeito multiplicador das interações entre seus membros. Assim, o resultado da tarefa organizacional é mais do que a simples soma das tarefas individuais. Ou seja 2 + 2 = 5 ou mais. É o efeito multiplicador ou de sinergia (do grego = trabalho conjunto).
Prof. Esp. Daniel Labaig
4
Organizações formais
Caracterizados por regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes. Em geral, as organizações formais são altamente burocratizads.
Prof. Esp. Daniel Labaig
5
Organizações Lucrativas e não lucrativas Lucrativas: empresas em geral.
Não Lucrativas: bem-social, ONGs.
Prof. Esp. Daniel Labaig
6
Historia das Organizações
A história das organizações pode ser dividida em seis fases: 1.Fase artesanal: é a fase que vai desde a antiguidade até aproximadamente 1780, quando se inicia a
Revolução Industrial.
2.Fase da transição do artesanato à industrialização:
Corresponde a primeira Revolução Industrial, entre
1780 e 1860.