S Cio Economia Pol Tica Da Uni O Europeia
Conteúdo
Índice 2
Introdução 3
Instituições, Cooperação e Progressos
Causas e consequências da 1ª guerra mundial 4
Portugal na 1ª guerra mundial 7
Conclusão 9
Referências bibliográficas 10
Introdução
Segundo os mais recentes estudos e análises históricas, os historiadores tendem a afirmar que as causas da Primeira Guerra Mundial são extremamente complexas, tendo sido debatidas desde 1914, quando do início da mesma. A causa imediata apontada é o assassinato em Sarajevo do Arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando pelo sérvio nacionalista Gavrillo Princip. Contudo, a questão não se resume somente a este facto, tendo diversos eventos ao longo da história com significativa contribuição para o início do conflito.
Apesar da Primeira Guerra Mundial ter sido desencadeada após a cadeia de acontecimentos que se seguiram a este assassinato, as origens da guerra são muito mais profundas, envolvendo uma série de questões em torno de políticas nacionais, culturas, economia e uma teia de complexas alianças e contrabalanças que se desenvolveram entre as diferentes potências europeias ao longo do século XIX após a derrota final de Napoleão Bonaparte em 1815 e o Congresso de Viena.
As razões para a eclosão da I Guerra Mundial são uma questão complexa uma vez que decorrem de uma multiplicidade de factores tais como:
Imperialismo;
Disputas prévias não resolvidas;
Um complexo sistema de alianças;
Governos não-unificados;
Atrasos e discrepâncias nas comunicações diplomáticas;
Corrida armamentista;
Planeamento militar rígido;
Movimentos Ultra-nacionalistas, como o Irredentismo.
Instituições, Cooperação e Progressos
Causas e consequências da 1ª guerra mundial
Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da