rio+20
O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Principais temas que foram debatidos:
- Balanço do que foi feito nos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente;
- A importância e os processos da Economia Verde;
- Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;
- Maneiras de eliminar a pobreza;
- A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.
Os cerca de 190 países representados deveriam chegar a um consenso entre os dias 13 e 15 de junho, uma sexta-feira. Mas a negociação entrou fim de semana adentro. Foi somente na madrugada de 19 que ocorreu o anúncio de acordo no texto base.
Com o acordo, vieram as críticas. Com tantos dias de discussão, muitos pontos importantes ficaram de fora e viraram alvo de críticas. Um fundo proposto pelos países em desenvolvimento, por exemplo, foi apagado do texto . Outro ponto, que defendia o direito da mulher à reprodução, foi retirado por pressão do vaticano - já que poderia ser interpretado como apoio ao aborto.
Entre defensores e opositores, para a maioria dos críticos, o Documento gerado pela Conferência não trouxe maiores avanços e compromissos, muitos deles foram deixados para um debate futuro (como no caso da redução de emissões de gases causadores do efeito estufa que foi deixada para a