R ry rg
Por telefone ao O Norte na manhã de ontem, 21, o Analista de Sinal Sismológico do Observatório Sismológico (SIS) da Universidade de Brasília (UnB, João Alberto Cruz Vieira disse que não há risco de catástrofe natural na cidade de Montes Claros, em decorrência, por exemplo, de terremotos. Foram registrados vários abalos sísmicos na cidade de Montes Claros no último sábado, 19,sendo que o primeiro e mais intenso, de acordo com o Observatório Sismológico, ficou entre 3,8 e 4,2 graus na escala Richter. No mesmo dia outros tremores secundários também foram registrados na cidade.
[pic]
Rachaduras consideráveis levaram à condenação de casas localizadas nos bairros Bela Paisagem, Vila Atlântida e Vilage do Lago II
Mesmo sendo esta uma informação que pode gerar tranquilidade à população, João Alberto Cruz Vieira ressalta a necessidade de uma instalação do sismográfico no município. De acordo com ele, há uma falha geológica na cidade, cuja localização exata ainda não é sabida, que pode abrir. Quando isto ocorre, explica, as partes espalhadas da falha passam a ocupar uma nova posição de equilíbrio. Essa busca por uma nova posição é que gera o tremor.
Tranquilidade
O Major do Corpo de Bombeiros, Sérgio Ricardo Santos Oliveira, afirma que a corporação registrou um total de 596 ligações referentes ao abalo sísmico, através do número 193. Mas ele ressalta que não há necessidade da população entrar em pânico, já que os órgãos públicos como, defesa civil estadual e municipal estão mobilizados para qualquer eventualidade. O Posto de Comando de Operações, montado no final de semana, já foi desativado e as equipes de apoio já retornaram a Belo Horizonte, mas o 7º Batalhão continua a realizar o acompanhamento das ocorrências.
[pic]
Autoridades se reúnem para analisar e divulgar os últimos dados
- Em caso de novo tremor a população deve ficar atenta e tentar se proteger em local aberto. É relevante afirmar ainda, que