R Is
Réis é o nome dado aos múltiplos do antigo Real Português (também conhecido por réil), moeda que só conseguiu circular durante a Dinastia de Avis.
Essas moedas circularam em Portugal durante todo o período entre Dom João IV e Dom Manuel II, só sendo substituídas pelo Escudo e seus Centavos no surgimento da República Portuguesa.
No Brasil, essa moeda circulou todo o período do "Império" (1808) e durante a República até o governo de Getúlio Vargas (1945), que em 1942 resolve substituir os Réis pelo Cruzeiro Antigo. A substituição foi causada pela divisão milésimal, que dificultava o comércio internacional, baseado na divisão centesimal da moeda. Um "Mil Réis" passou a ser um " Cruzeiro".
Conto de réis é uma expressão adotada no Brasil e em Portugal para indicar um milhão de réis. Um conto de réis correspondia a mil vezes a importância de um mil-réis que era a divisionária, convertendo para hoje nos valores antigos 1 conto-de-réis equivale a R$1.000.000,00. Pois os réis tinham sua representação real-imperial em "milésimos-de-mil" contos-de-réis, sendo uma moeda de grande-valor imperial, valendo aproximadamente 8 gramas de ouro.
Em Portugal, por ocasião da proclamação da República, esta moeda foi substituída pelo escudo na razão de 1 escudo por mil-réis. Mesmo após a substituição do real pelo escudo, continuou a utilizar-se a expressão conto, agora para indicar mil escudos.
A última emissão metálica do padrão mil-réis ocorreu entre 1938 e 1942, para comemorar a Constituição de 1937, numa série de moedas de cuproníquel, com pesos e diâmetros reduzidos, tendo gravada a efígie do Presidente Getúlio Vargas.
Moedas e cédulas que se destacaram
200 réis (1889 e 1900)
Família de moedas em cuproníquel composta por moedas de 100 e 200 réis com desenho aproveitado das moedas do final do II Reinado. O anverso passou a ter a legenda "15 de novembro de 1889" - data da Proclamação da República e o reverso teve o Brasão Imperial trocado pelas Armas Nacionais da República do