R. Inter
Prova de Introdução à Sociologia - Turma de Relações Internacionais
Questão 1: Descreva e compare o modo como Karl Marx e Max Weber constroem suas narrativas a respeito da origem do capitalismo. Discorra sobre os dois sistemas explicativos, tendo em vista os diferentes modelos conceituais e metodológicos adotados pelos autores.
Weber se baseava no conflito de ideias, já Marx se baseava no conflito de classes. Pode-se assim dizer que Weber, possibilita a compreensão do surgimento e do desenvolvimento de domínio que são impostos sobres os homens e que são submetidos quando em sociedade, como por exemplo burgueses e assalariados. Weber também diz que a consciência determina a ação, ao contrário de Marx, que diz que a ação influencia no meio cultural do homem. Para Karl Marx não havia a ideia de que o conhecimento espiritual mudava a forma de produção existencial e da vida social, mas sim ao contrário. Marx afirmava que a sociedade era condicionada pelas relações de produção.
Questão 2:
“A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis” (MARX & ENGELS, 2001: p.8).
2.1) Explique a afirmação, tendo em vista o modo como os autores entendem a organização do trabalho no modo de produção capitalista.
Seria a Luta de Classes, que é o confronto entre os considerados opressores, no caso a burguesia, e os oprimidos, trabalhadores. A luta se expressa nos terreno idológico, político e econômico. Logo não existe revolução sem desigualdade, pois é o que move a luta.
2.2) Tendo em vista a afirmação acima, discuta por que se poderia dizer que Marx e Weber têm posições bastante distintas quanto ao desenvolvimento da história.
Para Marx a sociedade possui contradições e conflitos, e isso é o que a transforma. Cada época histórica tem seus conflitos e contradições o que leva ao desenvolvimento da história. A chave para sua compreensão é a organização do trabalho e