´pim
Existem vários conceitos sobre teorias motivacionais, sob o ponto de vista de autores distinto. Dentre eles, descartamos: Maslow, Herzberg e Macgregor. 1- Conceito de Abrahan A. Maslow:
Forças internas, conscientes ou inconscientes que levam o indivíduo a determinado comportamento. Essas forças são denominadas em que as necessidades de nível de mais baixo dominam o comportamento do individuo até estarem suficientemente satisfeitas, aí então entra em ação outra necessidade de nível mais elevado.
As necessidades básicas de um ser humano, dividem-se em níveis de importância e estão somente quando as necessidades de nível inferior estiver suficientemente satisfeitas é que a próxima necessidade (superior) começa a motivar o comportamento.
Se uma pessoa não consegue suprir suas necessidades básicas, não será motivada afetando suas necessidades de auto estima e auto realização.
As necessidades primárias devem ser satisfeitas para que possam alcançar uma necessidade de nível mais alto ainda que, nenhuma necessidade será completamente satisfeita e as de nível inferior terão sempre influencia mais forte no comportamento de cada individuo, caso não sejam atendidas.
O ponto mais importante do trabalho de Maslow foi seu interesse no desenvolvimento das pessoas a partir da identificação das necessidades humanas e como elas podem ser satisfeitas, ajudando os administradores e entendendo melhor as pessoas com que trabalham a fim de fornecer-lhes os incentivos e ferramentas adequadas para que possam produzir de forma apropriada e desenvolver todo seu potencial.
2- Conceito de Frederick Herzbeg:
Realizou uma pesquisa no final dos anos 50, fez perguntas a 203 engenheiros e contadores de Pittisburg sobre satisfação o e insatisfação no trabalho:
Voce pode descrever, detalhadamente o que sente quando está bem no trabalho?
O que você sente quando está excepcionalmente mal no trabalho?
Seu método de pesquisa e seus resultados