O M Todo ABA 2 Bimestre Etapa 2
A Análise do Comportamento Aplicada, ou método ABA (Applied Behavioural Analysis) é um modelo de análise do comportamento, sendo esse método utilizado pelas escolas de educação especial voltadas a crianças diagnosticadas com autismo. O texto trata da definição do Método ABA, sua aplicação na Educação Especial, a estrutura educacional em escolas especializadas no método ABA, alguns pressupostos básicos adotados pelas escolas, a análise funcional do comportamento e o ensino de respostas alternativas, o ensino de novas habilidades a partir do uso de reforçadores positivos e os passos que caracterizam o método.
1.1 Definição do Método ABA, sua aplicação na Educação Especial
O método ABA (Applied Behavioural Analysis) ou, traduzindo: Análise Aplicada do Comportamento, é um modelo de análise do comportamento que ajuda a compreender, identificar comportamentos e habilidades que precisam ser melhoradas. De acordo com Medeiros (2007), todo comportamento é modificado segundo suas consequências, e o método ABA é uma terapia intensiva, podendo chegar a 40 horas semanais, no consultório, na escola e em casa, em que reforça o comportamento positivo (reconhecimento de objetos, nomeação, reconhecimento de números, atividades da vida diária), ignorando o comportamento negativo (agressividade, estereotipias entre outros). Considera-se como reforçamento positivo uma guloseima, um brinquedo ou uma atividade preferida, a consequência que motiva e aumenta a probabilidade de comportamentos desejáveis e adequados.
Iniciada com base nos princípios do condicionamento operante de Skinner, Lovass (1987) em sua pesquisa validou o uso de princípios comportamentais no ensino de crianças diagnosticadas com autismo, mostrando que 47% das crianças que realizaram Terapia ABA por 40 horas semanais durante dois anos deixaram de apresentar os comportamentos típicos do autismo. O método demonstrou reduzir os sintomas e promover habilidades sociais, comunicação e comportamento