O VENTO COMO AGENTE DE DEPOSI AO
Ao cessar, o vento não consegue mais transportar o material que carregava, que começa então a se acumular em depósitos. O material mais grosso, que é a areia, se deposita em dunas e o material mais fino, que são os siltes e o pó, se acumulam em mantos. A partir da observação do acumulo desses materiais se tornou possível a analise de como era o clima e os padrões de vento em determinada região há algum tempo.
Onde se formam as dunas:
As dunas tem ocorrência em poucas situações. Algumas delas são em praias, ou ao longo das margens de grandes rios e as que mais impressionam são as que cobrem área de vastos desertos, podendo formar ate montanhas de areia.
Esses locais de ocorrência são preferencialmente onde possuem grandes depósitos de areia disponível e onde a força do vento é suficientemente forte para arrasta-la, e como o vento não consegue coletar facilmente matérias úmidos as dunas estão presentes principalmente em locais de clima seco, com exceção das dunas que se formam ao longo da costa, onde a quantidade de areia é tao grande e o vento é forte o suficiente para seca-la rapidamente que é possível formar esses depósitos mesmo no clima úmido.
As dunas podem formar vegetação quando o clima fica mais úmido e voltar a se mover qdo volta a ficar arido
Como as dunas se formam e migram:
O vento move a areia da superfície e causa sua saltaçao, onde os grãos de areia ficam suspensos no ar por um certo tempo e depois retornam ao chão, em um processo semelhante ao que ocorre causado pela agua, tendo como principal diferença o tempo de suspensão do grão, que com o ar é maior, podendo chegar de 50 cm à 2 metros de altura acima da base arenosa, devido principalmente a menor viscosidade do ar em relação a agua, que faz com que, ao se chocarem com a superfície provoquem pulos cada vez mais altos dos grãos que nela estão, e fazem com que esses possam entram em contato com a corrente de ar que por ventura esteja passando.
Quando move a areia