O velho que lia romaces de amor, luis sepúlveda

631 palavras 3 páginas
Ficha de Leitura

Referências bibliográficas: SEPÚLVEDA, Luis, O velho que lia romances de amor, s.l., Porto Editora, data de edição – Fevereiro de 2009.
Resumo: Este livro fala de António José Bolívar Proaño, um velho que vivia numa choça no meio da floresta Amazónica. Ele aprendeu a conviver com a floresta durante os seus vários anos de convívio com tribos shuar, aprendendo a mover-se na floresta, a caçar e a pescar à maneira dos shuar e a falar a sua língua. António Proaño era amigo do dentista Rubicundo Loachimín, um homem que desprezava o governo e que vinha esporadicamente a EI Idílio realizar tratamentos dentários aos habitantes desta isolada aldeia. Por pedido do velho, o dentista, de cada vez que visitava a aldeia, trazia-lhe romances de amor. Estes eram a única companhia do velho nas solitárias noites Amazónicas. Um dia, um barco shuar trouxe um gringo morto e o administrador, que os locais chamavam de A Babosa, tentou acusar os indígenas de o terem matado, contudo o velho interveio e ao analisar o corpo chegou à conclusão que o homem tinha sido morto por uma onça sedenta de sangue e agonizando de dor depois deste mesmo gringo lhe ter morto as crias e ferido o macho. A Babosa organizou uma expedição para encontrar e matar a onça, contudo, depois de alguns dias na floresta, o administrador disse ao velho que se encarregasse sozinho da onça enquanto ele e os demais voltavam a El Idílio para colocar todos em segurança. António encontrou a onça e depois de várias horas de jogos do animal para o apanhar, António foi mais esperto e conseguiu matá-la.

Frase da obra:
“António José Bolívar sabia ler, mas não escrever. O mais que conseguia era garatujar o nome quando tinha que assinar qualquer papel oficial, por exemplo, na época das eleições, mas, como tais acontecimentos ocorriam muito esporadicamente, já quase se tinha esquecido.
Lia lentamente, juntando as sílabas, murmurando-as a meia voz como se as saboreasse, e, quando tinha a palavra inteira

Relacionados