O valor do dinheiro
VALOR E COMPORTAMENTO DO DINHEIRO NO TEMPO
O tempo é sem sombra de dúvidas o fator que regula toda existência, é ele que regula todas as relações e estrutura nossas existências. Desde o momento do nascimento planejamos cada etapa das nossas vidas até atingirmos nossos objetivos e é por causa dele que se algo der errado podemos corrigir nossas rotas ou até mesmo mudar de planos, tudo isso é por causa da passagem do tempo.
Com o dinheiro também nos comportamos dessa maneira, nos planejamos para ganhar, e nos planejamos para gastar, mas principalmente nos planejamos para fazê-lo render.
Assim, de acordo com nossas escolhas e necessidades e volume de capital podemos afirmar plenamente que quanto maior o período, maiores serão as influencias dos agentes externos, ou ainda, as influencias do macro-ambiente em relação ao poder de compra da uma moeda específica. Existe uma lei muito importante no mundo financeiro: o dinheiro tem valor no tempo. Receber R$ 10 mil hoje vale mais que receber a mesma quantia daqui a um ano. Os juros fazem a diferença. Funcionam como um aluguel pago aos donos do capital. Numa economia de mercado, eles são essenciais e, teoricamente, têm sua razão de ser.ncontrar.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho busca esclarecer as formas para determinar o valor do dinheiro adotada pelas instituições financeiras.
COMO AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DETERMINAM AS TAXAS DE JUROS
Tanto o dinheiro como sua remuneração proporcional e diretamente influenciado pela passagem do tempo.A remuneração do dinheiro é feita através dos juros, que são taxas cobrada pelo aluguel do dinheiro.
A taxa de juro, nada mais é do que o custo do dinheiro, ou seja, quanto o Banco ou Instituição Financeira com o qual a sua empresa levanta o financiamento cobra para emprestar o dinheiro.
Chegamos a taxa de juros traçando um paralelo com o mecanismo de formação dos preços de venda de um determinado produto, pois esse conceito também vale para a determinação da taxa