O VALOR DA GESTÃO DE PESSOAS PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES.
RESUMO
A sociedade contemporânea, esta que conhecemos, globalizada, competitiva ao extremo, com acesso impressionantemente veloz a informação, em constante processo de mudança de cenários cada dia mais rapidamente, não pode ser dominada, isso significa que as empresas para sobreviverem e prosperarem devem buscar uma estruturação sólida, baseadas em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhados aos valores da organização, orientados ao resultado final almejado.
Entretanto, as empresas em geral não se mostram preparadas para o futuro, e buscam diversas técnicas como um caminho possível para a reformulação necessária. Esse artigo tem como objetivo apresentar o resultado de um estudo de determinadas características de organizações já existentes e atuantes no mercado, propondo a criação de estratégia de funcionamento organizacional eficaz, objetivando identificar, potencializar e manter seus talentos humanos de forma eficiente.
PALAVRAS CHAVES: gestão de pessoas; talentos humanos; produtividade.
INTRODUÇÃO Este trabalho tem por finalidade investigar a relação direta entre gestão de pessoas e desempenho organizacional, observando as tendências corporativas e seus respectivos resultados neste âmbito, procurando identificar qual a importância do ser humano para a organização na busca do sucesso organizacional. Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. Primeiramente uma definição de comportamento organizacional escrita por Dubrin (2003, p. 02): "Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação