O uso do pvc na construção civil
INTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
O USO DO PVC NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO: ENGENHARIA DE CIVIL
Professor TIDIR: Cynthia da Silva Barbosa
César Stalone Cordeiro, Daniel Felipe, Lucas Paulo, Willen Ribeiro.
INTRODUÇÃO
Os produtos obtidos através do polímero PVC têm grande participação no cotidiano da civilização atual, se apresentando nas mais diversificadas formas e usos como na construção civil, fabricação de calçados, embalagens, brinquedos, medicina, laminados e produção automobilística. Isso se deve ao fato de o PVC ser o mais versátil dentre os plásticos podendo adquirir os mais variados formatos e níveis de rigidez, neste último aspecto podendo variar do mais flexível ao com maior grau de dureza e solidez. Por causa desse amplo espectro de utilização, se tornou o segundo termoplástico mais utilizado em todo o mundo. (Braskem, 2006)
Todas as propriedades da resina do Policloreto de Vinila (PVC) se devem principalmente à presença do átomo de cloro em sua molécula que a torna polar e favorece sua mistura com praticamente todos os aditivos que possuem moléculas polares possibilitando assim a formação de derivados com propriedades e características escolhidas de forma conveniente para cada uso ao qual seja destinado. Devido à sua estrutura molecular, o PVC é obtido a partir de 57% de insumos provenientes do sal marinho ou da terra (sal-gema), e somente 43% de insumos provenientes de fontes não renováveis como o petróleo e o gás natural. Estima-se que somente 0,25% do suprimento mundial de gás e petróleo são consumidos na produção do PVC. Vale ressaltar que existe tecnologia disponível para a substituição dos derivados de petróleo e gás pelos de álcool vegetal (cana de açúcar e outros).
Além de tudo que já foi citado, outra qualidade a se levar em conta, é que este material está relacionado à sustentabilidade no seu processo de produção. Sua matéria prima principal é uma fonte inesgotável,