O uso do aluminio
[pic]
A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A produção mundial de bauxita em 2004 foi de 157,4 milhões de toneladas, sendo os principais países produtores Austrália, Brasil, Guiné e Jamaica. Ocupando a 2ª posição no ranking mundial, em 2004, o Brasil produziu 21 milhões de toneladas de bauxita. Possui também a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial é da ordem de 2,5 bilhões de toneladas, concentradas principalmente na região Norte do país (estado do Pará), as quais têm como principal concessionária a empresa Mineração Rio do Norte S.A. - MRN.
A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável. O processo de obtenção de alumínio primário divide-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução, conforme a imagem abaixo:
[pic]
| |[pic] |
| |
Operações de alumina têm um fluxograma de certa complexidade, que pode ser resumido em um circuito básico simples, conforme figura abaixo.
[pic]
Além da bauxita e de combustíveis energéticos, a produção de uma tonelada de alumina requer outros insumos, cujo consumo depende da qualidade do minério.
“O aço pode ser substituído pelo alumínio”
Pode. O ferro é abundante - 5 % da crosta terrestre é composta de ferro, e, em algumas áreas, concentra-se em minérios que chegam a conter 70 % de ferro. É relativamente fácil produzir o ferro com procedimentos simples.
Quando se compara o ferro e o aço com algo como o alumínio, é fácil perceber por que ele foi tão importante historicamente. Para obter o alumínio é necessária uma grande quantidade de