O uso da marmosa paraguayana para delimitar zonas de amortecimento.
635 palavras
3 páginas
PESQUISA:Marmosa paraguayana.
A Micoureus paraguayanus (marmosa paraguayana), uma espécie de pequenos marsupiais da família dos Didelfídeos existentes somente na Argentina, Paraguai e Brasil; pode ser encontrado em florestas densas e também nas vegetações secundárias, tem hábitos noturnos e é principalmente arbórea, embora possa descer ao solo. Ela tem uma importante função ecológica como dispersor de sementes, apesar de ser vulnerável a ameaçadas antropogênicas , ainda pode modificar diferentes paisagens e tem importância socioeconômica.
(FOTO DO ANIMAL AQUI POR FAVOR)
Essa espécie precisa uma área mínima de 5000 ha para manter seu número de população viável mínima (menor tamanho de população isolada com alta probabilidade (>90%) de persistir nos próximos 100 anos sem grave perda de variabilidade genética – no caso da marmosa 2.000 organismos.).
Foi utilizada essa espécie como parâmetro, visto que, ela é amplamente distribuída no Rio de Janeiro sendo encontrada em qualquer tipo de vegetação, afim de analisar se as unidades de conservação possuíam zonas de amortecimento com tamanho adequado e estudar quais itens deveriam ser levados em consideração ao definir o tamanho de zonas de amortecimento para cada unidade de conservação.
Todas as análises foram realizadas usando ArcView 9.3 (ESRI 2008).
Delimitando zonas tampão:
Primeiramente foi sobreposto o tamanho das coberturas florestais e das áreas protegidas para determinar a quantidade real de habitat florestal que havia em cada área protegida. Visto que há uma relação entre o tamanho da área de cobertura florestal e o tamanho da zona de amortecimento necessária, tendo uma ligação inversa. Quanto maior a área protegida, menor é a zona de amortecimento que ela necessita, já que sua extensão já é capaz de absorver o impacto externo.
- As áreas protegidas que não eram suficientemente grandes, mas foram estruturalmente ligados a outras áreas protegidas ou de remanescentes florestais, não foram incluídos na