O uso adequado da razão: de acordo com o texto “resposta à pergunta: o que é o iluminismo?” de i.kant

584 palavras 3 páginas
Immanuel Kant ou Emanuel Kant é um dos mais importantes e influentes filósofos, sendo considerado o último grande pensador da era moderna. Conhecido por seus trabalhos nas áreas da epistemologia, metafísica, ética e razão. Sua filosofia da natureza e da natureza humana serviu de base para o relativismo conceitual do século XX.

Em sua obra, “Resposta à Pergunta: O que é o Iluminismo?”, Kant expõem sua visão a respeito da razão e do uso desta pelos homens, acreditando que o Iluminismo seria capaz de melhorar o pensamento humano.
O texto inicia-se com a definição de Iluminismo kantiana, descrita como: “Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado.” (KANT, 1783) Assim, o autor nos introduz um de seus conceitos: menoridade. Kant descreve menoridade como a incapacidade humana de fazer uso de sua razão própria, sem a interferência e a orientação de outros, também chamados de tutores.
Kant defende que a menoridade é de responsabilidade de cada um, e a grande maioria ainda mantém-se nela pois estão atadas a covardia e a preguiça.
A comodidade que ser menor propicia é perder a tarefa de pensar pois se pode pagar para que tutores façam-no por você. Além disso, os homens vêem a saída da menoridade como algo difícil e perigoso, incentivados a verem a maioridade dessa forma por seus tutores, transformando a menoridade numa segunda natureza humana.
Ainda que alguns consigam, com dificuldade, soltar-se dos laços da menoridade, Kant acredita que dariam um pequeno passo, não alterando muita coisa em seu pensamento logo que não estão acostumados com a liberdade.
O autor ainda cita no texto que o esclarecimento do público é possível, porém lento. Defende que uma revolução provavelmente levaria a destruição dos despotismos pessoais e da opressão dominadora mas não executaria uma reforma no pensar, pois surgiriam novos preconceitos, nos moldes dos antigos, que darão os rumos dessa massa, agora ausentes de pensamento.

Kant vê a razão de

Relacionados