O universo das redes é composto por inúmeros acrônimos
* LAN (Local Area Network): Rede Local. *MAN (Metropolitan Area Network): Redes Metropolitanas. *WAN (Wide Area Network): Redes geograficamente distribuídas.
Outros termos existentes:
* Internet: Rede mundial de computadores.
* Intranet: Rede local que usa a mesma estrutura da Internet para o acesso de dados na rede. *Extranet: Uma intranet que permite acesso remoto, isto é, que pessoas tenham acesso a elas através de um modem
No desenho abaixo temos a apresentação de uma rede simples, com apenas três micros, mas que apresenta os componentes básicos que todas as redes possuem. Esses componentes são:
* Servidor: É um micro ou dispositivo capaz de oferecer um recurso para a rede. Em redes ponto-a-ponto não há a figura do servidor; nesse tipo de rede os micros ora funcionam como servidores, ora como clientes.
* Cliente: É um micro ou dispositivo que acessa os recursos oferecidos pela rede.
* Recurso: Qualquer coisa que possa ser oferecida e usada pelos clientes da rede, como impressoras, arquivos, unidades de disco, acesso a Internet, etc;
* Protocolo: Para que todos os dispositivos de uma rede possam se entender, independente do programa ou do fabricante dos componentes, eles precisam conversar usando uma mesma linguagem. Essa linguagem é genericamente chamada protocolo. Dessa forma, os dados de uma rede são trocados de acordo com um protocolo, como, por exemplo, o famoso TCP/IP.
* Cabeamento: Os cabos da rede transmitem os dados que serão trocados entre os diversos dispositivos que compõem uma rede.
* Placa de rede: A placa de rede, também chamada NIC (Network Interface Card), permite que PCs consigam ser conectados em rede, já que internamente os PCs usam um sistema de comunicação totalmente diferente do utilizado em redes. A comunicação na placa mãe de um PC é feita no formato paralelo