biologia vida
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA BIOLOGIA
A Biologia é a ciência que estuda todas as formas vivas existentes no planeta Terra. O significado etimológico da palavra representa:
“bio”= vida, “logia”= estudo, tratado de. Este conceito é o bastante para imaginar a dimensão desta ciência e a participação da espécie humana, como objeto do estudo e a única dentre todos que desenvolveu capacidade de interpretá-la e estudá-la como você iniciará agora. Veja que responsabilidade!
BASES DA BIOLOGIA MOLECULAR
Como toda matéria existente no Universo, a matéria viva é composta de átomos dentre os quais se destacam o carbono
(C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o enxofre (S). Observe que juntos, eles formam o acrônimo “CHONPS”. Esses átomos se reúnem através de ligações químicas de diversas naturezas formando moléculas e substâncias que serão responsáveis pela constituição da célula, unidade em forma e função de todos os seres vivos.
Iniciaremos nosso estudo a partir do entendimento das substâncias que compõe a matéria viva. Estas são classificadas em substâncias inorgânicas e substâncias orgânicas.
AS SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS
Fazem parte deste grupo, a água e os sais minerais. São caracterizadas por não possuírem o átomo de carbono (C) como elemento principal e por formarem arranjos moleculares bastante simples. Água
A água é a substância mais abundante na matéria viva fazendo parte, em média, de 75 a 85% da massa total de um ser vivo. Quando tentamos identificar formas de vida em planetas longínquos, inicialmente devemos localizar essa substância no ambiente. É essencial questionar-se qual o motivo da importância da água para a natureza viva. Para isto, iniciaremos identificando a formulação e algumas propriedades apresentadas pela água.
Uma molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio (H2O). O arranjo apresentado entre as duas ligações covalentes