O trabalho a seguir é uma resenha realizada a partir do texto Preludio Economico de Carlos Alberto Antunes dos Santos
Como já dito esses caminhos foram abertos pelos espanhóis e portugueses para a busca de riquezas e escravos, porem nessa época datam proibições contra a multiplicação desses caminhos por parte da coroa espanhola devido ao desrespeito com o tratado de Tordesilhas, entretanto a formação da União Ibérica em 1580 fez com que essas proibições não fossem levadas em conta.
A dominação espanhola no ocidente do Paraná efetivou-se com o estabelecimento de povoações como a de Outiveros, Ciudad Real de Guayra e Vila rica do Espirito Santo, isso foi uma iniciativa do governo paraguaio que almejava o estabelecimento de uma província nos territórios do Paraná e Sante Catarina, o fechamento de Peabiru aos portugueses e consequentemente maio proteção às minas de Potosi, e a exploração em forma de encomiendas a mão de obra indígena da região. Os índios foram escravizados por parte dos povos de Ciudad Real e Vila Rica. Hernando Arias de Saavedra sugeriu ao rei Felipe III que fosse realizado uma expedição jesuítica a fim de converter e civilizar os indígenas, esse projeto foi criado em 1608, porem enfrentou dificuldades por parte dos habitantes de Ciudad Real de Guayra e Vila rica do Espirito Santo que se viram impedidos de utilizar a mão de obra indígena, mas ainda assim organiza-se a Provincia Jesuitoca do Guairá.
Esse sistema deu certo devido à assistência constante dos missionários a vida comunitária era à base da redução e sua principal