O Trabalho Enriquece o Homen
transformar a natureza, de acordo com suas necessidades.
A existência do trabalho se funde com a própria existência humana.
Porém o trabalho do ser humano, não só transforma a natureza, como ele próprio. O trabalho é necessário para a sobrevivência e a partir dele, o homem usa sua capacidade de raciocínio, par aperfeiçoar e qualificar as formas de trabalho. Essa capacidade exclusiva , o raciocínio, lhe dá a oportunidade de se modificar com o trabalho realizado. Através do trabalho realizado vem o sentimento de satisfação com os resultados e ele se aprimora. utiliza outros recursos, outros materiais, se organiza.
O Dom natural da vida é trabalhar. Trabalho é movimento. Movimento é transformação e o princípio de toda transformação é modificar algo para melhor, segundo as leis naturais. Podemos definir, então, que trabalho é progresso. Sem progresso, isto é, sem trabalho, teremos estagnação ou regressão.
O homem traz consigo uma força que o impulsiona ao progresso e à evolução, pois essa é a razão de sua existência. Sem essa força, ele sucumbirá, deixará de existir.
O que estamos assistindo hoje, de camarote, é a destruição do ser humano. O vírus destruidor, propagando-se por todo o planeta se chama desemprego. Foi produzido num laboratório chamado Egoísmo.
O desemprego é uma das maiores violências de nosso tempo e continua crescendo. A cada dia homens e mulheres são destituídos de seus empregos, levando-os ao desespero. A família sem sustentação e sem condições de suprir suas necessidades básicas, descobrem um mundo de humilhação e desesperança. O problema merece tratamento emergencial, prioritário. Nós, cidadãos espíritas, não podemos ficar omissos. Cada um de nós pode contribuir de alguma forma. Basta boa vontade, mas não só boa vontade. É preciso ação e a principal delas é combater o egoísmo. A divulgação dos princípios fundamentais do Espiritismo é o