O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
PEDAGOGIA
NOME
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
cidade
2012
Nome
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias.
Tutor(a) de sala:Vandercileia dos santos Barbosa.
cidade
2012
Introdução
Professor ou educador? As escolas convencionais tem se preocupado muito em cumprir um componente curricular, e isto torna a relação entre professor e aluno mecânica, onde ambos não têm como interesse, adquirir aprendizados, mas sim cumprir metas. Esta relação trás graves consequências para a educação, pois o aluno não adquire capacidade de pensar por si, e nem de decidir de propor diante de uma determinada realidade, aprendendo apenas a copiar.
Este trabalho se propõe a analisar outra realidade, e mostrar que existe uma grande diferença entre o ato de educar, e o simples ato de monitorar a educação. Cada professor deveria trabalhar a partir da realidade do aluno, tornando assim a aula mais dinâmica e se transformando em um educador, pois como dizia o mestre e pedagogo Paulo freire; “Mais importante que saber é nunca perder a capacidade de aprender”.
Um novo jeito de aprender
O século XIX viu o nascimento das grandes cidades e suas indústrias e o crescimento acelerado do proletariado. Na multidão que se encaminhava para as fábricas, era possível reconhecer entre os homens, mulheres que antes tinham como tarefa principal criar e educar os filhos; e