O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Preconceito e inclusão
Nesta unidade você terá a oportunidade de trabalhar com o conceito de representações simbólicas através de um exemplo visual, retirado do mundo da publicidade. As mesmas representações que circulam na sociedade, revelam-se nas escolas. O objetivo é treinar seu olhar para perceber essas representações. Além disso, você percorrerá uma reflexão a respeito da inclusão nas escolas.
A Diferença: o que a gente vê?
Seja bem vindo à nossa disciplina. Minha intenção é possibilitar a você conceitos e idéias que permitam uma leitura do mundo. Mas uma leitura em particular. O objetivo é que você seja capaz de ver a diversidade humana. Mais do que isto, desejo que você veja como a diversidade humana é importante e benéfica para a nossa espécie. Você já deve ter percebido que cada profissão tem uma forma de ver o mundo. Os médicos não enxergam as coisas da mesma maneira que um padre, por exemplo. Para compreender isto é só pensar no seguinte exemplo: imagine um acidente de trânsito. Para o bombeiro um acidente representa uma vítima a ser socorrida, para a seguradora significa um pagamento a ser feito, para o funileiro talvez represente mais serviço.
Você, futuro pedagogo e pedagoga, devem treinar o seu "olhar" pedagógico. Como uma das funções do educador é garantir o acesso de todos à cidadania plena, saber descobrir o significado das múltiplas representações sociais te auxiliará na intervenção educativa. A intenção do publicitário é clara. Ele nos quer fazer pensar sobre o preconceito. Ele imaginou que a primeira idéia que nos viria à mente era que o homem branco seria o policial e o negro o bandido, mesmo que não exista, na foto, qualquer indício desse fato. Mas como o publicitário acredita que grande parte das pessoas são preconceituosas, ele faz uma provocação. E é bem possível que esta seja, realmente, a primeira reação de muita gente, mesmo que neguem. O que faz uma pessoa ver um policial ou um