O Trabalho do Assistente social nas Instâncias públicas de Controle democrático
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCENTE: MÉRCIA LEITE
SALA: 405 NOTURNO
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESFERA ESTATAL
O assistente social no Brasil é majoritariamente publico que atua predominantemente na formulação, planejamento e execução de políticas sociais com destaque às políticas de saúde, assistência social, educação, habitação entre outras.
Os espaços ocupacionais se ampliam também para atividades relacionadas ao funcionamento e implantação de conselhos de políticas publicas nas áreas da saúde, assistência social, criança e adolescente, habitação, entre outros, em programas de capacitação de conselheiros, na elaboração de planos municipais, no monitoramento e avaliação de programas e projetos no planejamento estratégico do trabalho. Os espaços ocupacionais: exigências para sua análise.
O pressuposto, que orienta a exposição até aqui apresentada, é o que de que não existe um processo de trabalho do Serviço Social, visto que o trabalho é atividade de um sujeito vivo, enquanto realização de capacidades, faculdades e possibilidades do sujeito trabalhador. Existe, sim, um trabalho do assistente social e processos de trabalho nos quais se envolve na condição de trabalhador especializado. O trabalho do Assistente Social na esfera Estatal o trabalho que o Assistente Social desenvolve dentro das empresas que pertence ao Estado, Dentro da esfera estatal o Assistente Social deve ser referente ás expressões da questão social, seria o desemprego, o aprofundamento da desigualdade social, o desemprego estrutural e a precarização das relações de trabalho, a reforma conservadora do Estado, os processos de redefinição dos sistemas de proteção social e da política social. Esse cenário ele é um cenário político em que surge o sistema capitalista contemporâneo. Esse cenário político, econômico e social é o cenário em que o sistema capitalista se consolida a partir do capital monopolista, ou seja, dos monopólios, como por exemplo,fábricas.