O tica Aplicada a Fotografia Pronta
Aplicada à Fotografia
Mecanismo de funcionamento, termos, e semelhanças com o olho humano. A Fotografia e a Ótica
• Assim como a lupa, a luneta, os projetores de imagem e o microscópio, a máquina fotográfica também é considerada um instrumento óptico. Sendo assim, podemos caracterizar um instrumento óptico como sendo toda combinação conveniente de dispositivos ópticos, como espelhos, prismas e lentes. Os instrumentos ópticos têm por finalidade captar e fornecer imagens.
• Ótica: (gr optikós) Parte da Física que trata das propriedades da luz e da visão.
• Fotografia: Do grego antigo, Foto = luz, grafia = escritura; Fotografia é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfcie sensível.
Câmera Fotográfica Analógica
A tecnologia que torna tudo isso possível é bastante simples. Uma câmera fotográfica é feita de três elementos básicos: um elemento óptico (a lente), um elemento químico (o filme) e um elemento mecânico (o próprio corpo da câmera). Como veremos, o único segredo da fotografia é calibrar e combinar esses elementos de tal modo que eles registrem uma imagem real e reconhecível.
Funcionamento das Câmeras
Fotográficas
Lentes Fotográficas
As lentes fotográficas atuais são mecanismos complexos e que têm relação direta com o resultado final em uma fotografia. Dentro do cilindro externo, há uma série de elementos côncavos e convexos cujo objetivo é focalizar os raios de luz no filme ou no sensor e, assim, criar uma imagem.
Possuem relação direta com:
•Exposição: ou o brilho relativo de uma imagem. Você controla a exposição ajustando o anel na lente ou um botão eletrônico no corpo da câmera para alterar abertura da lente (diafragma) que é a quantidade de luz que chegará ao filme ou ao sensor de imagem.
•Profundidade de campo: Variando o tamanho da abertura, é possível alterar a profundidade de campo, fazendo com que uma imagem focalize mais ou menos pontos em uma imagem.
•Ampliação