Cleide 3
VIOLÊNCIA CONJUGAL
Ana Paula Ferreira Carvalho1
Lucilene Ferreira de Melo2
Resumo: O artigo refere-se aos resultados da pesquisa sobre estudar os efeitos da violência doméstica na família das partes litigantes atendidas pelo Serviço Social Forense na Vara da
Especializada da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – VEVDFM na cidade de
Manaus. Participaram da pesquisa 17 sujeitos entre eles homens e mulheres que compõem as partes processuais em 2011/2012. A abordagem qualitativa foi escolhida como perspectiva metodológica.
A pesquisa apontou para uma naturalização do poder para um processo construído historicamente e o qual influencia na violência doméstica; e rigidez nos papéis atribuídos tanto ao homem e a mulher no ambiente doméstico.
Palavras-chave: Família. Violência Doméstica. Relação de Poder.
Introdução
Esta Pesquisa apresenta-se no contexto da Violência Doméstica contra a Mulher bem como a existência das relações de poder que permeiam homens e mulheres no âmbito doméstico. Sendo realizada na Vara Especializada da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – VEVDFM na cidade de Manaus/AM, através do Projeto de Pesquisa As conseqüências da Violência Doméstica na Dinâmica Familiar sob a ótica da Lei Maria da Penha, tendo como finalidade contribuir no enfrentamento da violência doméstica no Município de Manaus/AM. A coleta de dados foi realizada entre o período de outubro de 2011 a março de 2012.
O objetivo é demonstrar às relações de poder que permeiam a vida conjugal na qual potencializam as práticas de abusivas contra a mulher, e reforçam o pacto de silêncio no ambiente doméstico conflituoso, desta forma naturalizando a violência doméstica contra a mulher na sociedade contemporânea. Utilizou-se da análise das entrevistas realizadas com os 17 sujeitos que constituem o processo que está em tramitação na Vara Especializada. A base teórica terá como alicerce os pensamentos dos autores SARTI (2003);