O tabaco
O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um. Tabaco é um produto agrícola processado a partir das folhas de plantas do género Nicotiana, podendo ser consumido, usado em pesticidas, sob a forma de tartarato de nicotina, ou usado em algumas medicinas. Normalmente é usada como uma droga recreativa. O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo.
Um cigarro contém até setecentos aditivos químicos, entre os ingredientes mortais pesados, pesticidas e insecticidas (Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros). O fumo é composto por 4.000 substâncias. Os seus principais constituintes são:
* Nicotina
* Substâncias irritantes
* Alcatrão e outros agentes cancerígenos
* Monóxido de carbono
Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas. Assim o tabagismo é uma toxicomania (vontade anormal e prolongada de ingerir drogas ou substâncias tóxicas) caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. Varia de caso para caso mas normalmente os adolescentes experimentam o primeiro cigarro com idades entre os 13 e os 16 anos. Se gostarem então aí começam a fumar e rapidamente podem ficar viciados, a partir daí não conseguem viver sem a nicotina. O caso que irei analisar, é um individuo que actualmente tem 32 anos, mas que iniciou