O surto industrial na bahia e a favelização em salvador
Posted on agosto 29, 2011 by 2anobfbe
O surto industrial na Bahia e a favelização em Salvador
O surto industrial consequentemente provoca numa sociedade a chegada de grande quantidade de imigrantes que ampliam o mercado de trabalho e de consumo, acelerando assim o processo de desenvolvimento, urbanização, industrialização e também de favelização de sua população.
O processo de industrialização na Bahia pode ser observado na grande quantidade de indústrias que se estabeleceram numa determinada região (como o polo petroquímico de Camaçari), que foi e é favorável ao desenvolvimento das mesmas, pois oferece uma pequena parcela de impostos, a facilidade em obter matérias-primas, a localização estratégica frente aos mercados nacionais e internacionais, o terreno barato e a mão de obra mal remunerada. Esse processo possibilitou um crescimento econômico e até hoje o setor industrial faz grande parte da economia do estado.
O processo de favelização de Salvador pode ser visto como a parte ruim desse surto e é notável nas grandes favelas da cidade, pois as indústrias atraíram inúmeras pessoas aos centros urbanos que vieram em busca de melhores condições de vida. Muitas dessas pessoas não tinham experiência ou qualificação e acabaram ocupando os cargos mais baixos das empresas tendo assim uma baixa renda. Por isso não tendo boas condições essas pessoas se alojaram em moradias precárias de bairros pobres constituindo o que se chama de favela. Esse surto até hoje ocorre, sendo menos visível, mas de certa forma ainda presente, e por isso as favelas ainda crescem juntamente com seus problemas e sua população.