O SURGIMENTO DA USINA HIDREL TRICA DE XING

300 palavras 2 páginas
O SURGIMENTO DA USINA HIDRELÉTRICA DE XINGÓ

A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe.
A Usina de Xingó está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, sendo sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Administrada pela CHESF que é responsável pela produção e distribuição.
A posição da usina, com relação ao São Francisco, é de cerca de 65 km à jusante do Complexo de Paulo Afonso, constituindo-se o seu reservatório, face as condições naturais de localização, num canyon, uma fonte de turismo na região, através da navegação no trecho entre Paulo Afonso e Xingó, além de prestar-se ao desenvolvimento de projetos de irrigação e ao abastecimento d’água para a cidade de Canindé/SE.
A usina geradora é composta por 6 unidades com 527.000 kW de potência nominal unitária, totalizando 3.162.000 kW de potência instalada, havendo previsão para mais quatro unidades idênticas numa segunda etapa.
A construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, a partir de 1986.Para a construção dessa Usina, foram implantados acampamentos e posteriormente edificados os bairros de Xingó e Nossa Senhora da Saúde, alterando a organização econômica, social e territorial de toda uma região e, especificamente, a configuração territorial de Piranhas, passando a existirem a antiga e a nova cidade.
A energia gerada é transmitida por uma subestação elevadora com 18 transformadores monofásicos de 185 MVA cada um que elevam a tensão de 18 kV para 500 kV. Abastecendo a maior parte do nordeste brasileiro.
A Hidrelétrica de Xingó é considerada a maior e mais moderna da CHESF e gera 30% da energia da empresa. A Usina conta com uma potência instalada de mais de 3 milhões de kW, por estes motivos a Hidrelétrica de Xingó é mais eficiente que a Hidrelétrica de Paulo Afonso.

Relacionados