O som
2013/2014
Física
Introdução
O som é uma sensação auditiva que os nossos ouvidos são capazes de detectar. Esta sensação é produzida pelo movimento organizado das moléculas que compõem o ar.
Como é que o som se propaga?
O som precisa de um meio para se propagar. As ondas de som são transmitidas através do ar e de outros materiais (gasosos, líquidos e sólidos). Uma campainha, por exemplo, ao ser tocada fará vibrar as moléculas de ar mais próximas.
Se a campainha é tocada dentro de uma campânula de vidro sem ar, não será escutado som nenhum.
A velocidade média de propagação do som no ar é de 340 m.s-1. Isto que dizer que em cada segundo, o som percorre 340 metros de distância.
Não há propagação de som no vazio (ou vácuo - no espaço, por exemplo), devido à ausência de partículas.
Que materiais impedem a propagação das ondas sonoras?
Os materiais isolantes acústicos são materiais que impedem a propagação sonora, sendo utilizados em casas, discotecas, escritórios, etc.
Exemplos:
Madeira maciça; Tijolo maciço; Mantas de borracha; Existem também combinações de materiais ou a utilização de paredes duplas, janelas com vidros duplos.
Como se caracteriza o som?
O som pode ser caracterizado utilizando 3 simples factores, o timbre, a amplitude e a frequência.
Timbre
É a qualidade que permite ao ouvido diferenciar sons de mesma altura e intensidade, emitidos por fontes diferentes. O timbre nos permite identificar a voz das pessoas e identificar uma mesma nota musical tocada por diferentes instrumentos.
Amplitude
A amplitude é a característica que nos permite distinguir um som fraco de um som forte. Esta característica está relacionada com a quantidade de energia transportada pela onda sonora e é medida em dB (decibéis).
Frequência
Chama-se frequência de uma onda ao número de vibrações efectuadas por qualquer partícula numa