O Sol
1 – Um pouco de História
Durante milhares de anos a civilização humana aprecia e dedica-se a compreender os complexos sistemas organizacionais do Universo. Estrelas, planetas, meteoros, meteoritos, lua e Sol são exemplos de astros que tiveram bastante importância em diferentes sociedades. Os Sumérios, Babilônios e Assírios são sociedades que tiveram grande influência no desenvolvimento da astronomia, já que foram estes que realizaram algumas das primeiras observações que se tem registro, algo que só foi possível devido aos registros que fizeram em tabuinhas de argila que atualmente localizam-se em um museu localizado em Londres.
Apesar de esses impérios terem dado uma influência tão significativa em astronomia e no culto aos astros, não são os únicos. Mais ou menos no mesmo período os Astecas, Maias e principalmente os Incas já cultuavam o Sol, a Lua e os Planetas, construíram calendários próprios e tinham um conhecimento em astronomia que desafia até os maiores pesquisadores.
Todos os povos citados acima tiveram uma contribuição muito boa na sociedade contemporânea no que diz respeito a astronomia, algumas dessas culturas permaneceram até meados do século XX, como a cultura Inca. Sendo assim podemos notar que a dependência do homem em conhecer o Universo, estudar o Sol e o movimento de diversos astros é algo que instiga o conhecimento humano. A partir de agora começaremos a estudar o corpo que compõe 99% do Sistema Solar, o Sol. É importante ressaltar que todas as teorias apresentadas adiante são as mais aceitas pela comunidade científica, mas não são irrefutáveis.
2 – A Origem Esta história tem início há aproximadamente 14,5 bilhões de anos atrás, quando tudo o que conhecemos no universo concentrava-se em um único ponto, um átomo. Com sua densidade, gravidade e temperatura de proporções infinitas, este átomo, extremamente instável no meio do nada, entrou em colapso originando todos os conceitos que temos sobre o tempo e o