O Sistema de Informações Gerenciais nas empresas
O Banco Itaú (Banco Itaú Unibanco S/A) é um banco brasileiro sediado em São Paulo, é o braço do Itaú Unibanco Holding S.A. voltado ao setor de varejo e múltiplo, que oferece serviços de finanças e seguros a dezenas de milhões de clientes. Atua em mais de 27 países. Em 3 de novembro de 2008, após anunciar a fusão com o Unibanco, se tornou o maior banco do hemisfério sul, ultrapassando seu rival histórico, o Banco Bradesco.
Implementação do SIG no Banco Itaú
Há anos atrás, antes da implementação da tecnologia no banco, eram necessários vários funcionários para sacar dinheiro.
Hoje em dia, conseguimos imaginar como era a vida de quem viveu na época em que não tínhamos tecnologia? Você consegue se lembrar de como era impossível obter informações rapidamente? Você imagina o quanto era complicado fazer uma simples transação bancária?
Para quem vive hoje rodeado de tecnologias de todos os tipos (internet, tablets, smartphones), o mundo antes da era digital parece uma realidade distante.
Ainda assim, por mais estranho que esse tempo possa parecer, estamos a apenas algumas décadas de distância. As primeiras máquinas registradoras surgiram nos anos 50, e antes delas, saques, depósitos, transações e quaisquer operações bancárias eram anotadas a mão pelos funcionários na ficha do cliente e em um livro enorme, com folhas de papel de seda.
O funcionário tinha que ter boa caligrafia, para que o livro estivesse sempre organizado. E isso até abria portas para novos colaboradores: “Um dia, Walther Moreira Salles me disse: ‘Jofre, você tem uma caligrafia tão boa, por que não vem trabalhar conosco?’”, conta Jofre Rafael dos Santos no livro “História do Unibanco, 1924-1994” (Instituto Moreira Salles). Conhece o nome “escriturário”? Foi daí que ele surgiu.
Uma outra aptidão essencial para os bancários da época era serem muito bons em cálculos, pois sem calculadora ao alcance dos dedos, isso era considerado um dom. Naquela época, qualquer erro poderia