O significado do trabalho
O trabalho é condição humana
“Trabalho é o ato de depositar significado humano à natureza.” (Davel).
Apenas o ser humano é capaz de produzir para sua própria satisfação, não apenas para si ou sua prole. O homem interage com o ambiente, não apenas por uma necessidade fisiológica, mas livremente, portanto o trabalho é inerente do homem. Somente o homem altera a natureza, a coloca em movimento e é o único que controla e regula essa troca .Segundo Davel (1996, p. 140).
A troca humana com a natureza diferencia-se da troca animal pela transcendência. Em seu metabolismo com a natureza, animal/natureza transformam-se no limite estrito da díade que se estabeleceu. Para os homens, cada relação com a natureza é maior do que ela mesma: pela linguagem e pelo trabalho (não necessariamente nesta ordem), cada troca humana incorpora-se ao ser e ao vir a ser do homem, compondo agora sua historicidade.
O trabalho do homem tem a intencionalidade e a capacidade de construir, porque o seu trabalho é realizado de forma cognitiva. Isso faz o trabalho ter significado e com propósito, fato de ser individual de cada ser humano.
O trabalho e o emprego
O trabalho visto como uma atividade dirigida, com foco, pode ser dividido em dois: Trabalho não remunerado (toda atividade humana) e Trabalho remunerado (emprego / Stricto Senso). Tudo que o homem faz é trabalho, mas uma parte deste trabalho é o emprego, que confere ao ser humano uma identidade (marca, rotulo). Por esse motivo todo debate que há na sociedade, sobre o trabalho, na realidade é sobre o trabalho stricto senso, ou seja, o emprego. O Emprego, uma ocupação remunerada. É a função e a condição que trabalham, em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. Então para que o trabalho se torne emprego tem que haver uma remuneração, salário, que pode ser, formal ou informal.