O show de truman - relação com o mito da caverna de platão, o poder da mídia e estados totalitários.
UnU Formosa
Departamento de História
Disciplina: ECH/MPH
Acadêmico: Samir Negreiros da Cunha
SOBRE A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA.
O Show de Truman – título original em inglês: The Truman Show- é uma produção cinematográfica de 1998, dirigida pelo diretor norte americano Peter Weir. O filme se passa numa cidade cinematográfica construída para transmitir num reality show a vida de Truman Burbank desde seu nascimento, povoada por centenas de atores remunerados para figurar e participar da vida de Truman. O programa de televisão é um sucesso, tendo até canal próprio transmitido 24 horas por dia, sete dias por semana, e para garantir esse sucesso, Christof, o diretor do programa, manipula as emoções e aspectos da vida de Truman através de seus atores – como o seu casamento, a perda do pai e o trauma do mar, seu emprego, etc.- e recheia o reality show com propagandas de diversos produtos. Truman Burbank não tem consciência da farsa que o envolve e vive normalmente como um cidadão qualquer. Porém, devido a alguns problemas no cenário – Uma lâmpada que cai do céu de forma estranha - e uma intervenção realizada por Sylvia, uma figurante pela qual Truman se apaixona, ele acaba por desconfiar há algo errado em sua cidade e em sua vida. Daí em diante, Truman começa a busca pela verdade na tentativa de sair da cidade fictícia. Finalmente toda a farsa vem à tona e truman decide sair da cidade cinematográfica e viver no mundo real.
ACERCA DE POSSÍVEIS RELAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA, O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO, O PODER DA MÍDIA E OS ESTADOS TOTALITÁRIOS.
De início prefiro afirmar que relacionar O Show de Truman com O Mito da Caverna de Platão é algo cabível. Vou aqui considerar que não só Truman está numa espécie de caverna, mas também os telespectadores no conforto de suas casas, assistindo ao show, enfrentam o mesmo dilema. Truman vive numa cidade irreal, uma fantasia. Tudo e todos em