o serviço social nas ultimas decadas
1 INTRODUÇÃO 3
2 o papel do serviço social no brasil 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.. 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Foi a partir de 1945, que o Serviço Social no Brasil foi influenciado pelas consequencias do fim da Segunda Guerra Mundial. BRAVO E MATOS (2006), pesquisadores importantes que estudaram e publicaram sobre Serviço Social e Saúde, apontam que foi na década de 1940 que a ação profissional ampliou-se de maneira significativa, e transformou-se no segmento que mais absorveu os assistentes sociais.
Com a inserção no mercado de trabalho dos assistentes sociais na área da saúde, começou um novo processo de nova profissionalização no Brasil, que baseado na política nacional de saúde mostrou a importância dos profissionais e passou a ser significativa e assim eles passaram a ocupar os hospitais, os ambulatórios e as instituições. Foi em 1960 que apareceram mudanças que vieram a dar uma nova visão do Serviço Social brasileiro, e em meados de 1970, o movimento iniciado pelos assistentes sociais com o objetivo de repensar a profissão no Brasil corre paralelamente com outro movimento ocorrido na área da saúde que também tinha cunho de mudança e luta por direitos: o Movimento Sanitário.
Para Vieira (1977, p. 13-14) concebe o Serviço Social como ajuda ou auxilio aos outros, independente das manifestações sociais, sem levar em conta, portanto, as manifestações dos trabalhadores, muito menos a relação capital/trabalho.
No contexto histórico, dois fatores que contribuíram na evolução da legitimação do Serviço Social foram: o processo de industrialização, (sociais, econômicos e políticos) e os fatores técnicos, com a introdução da Ciência.
Ainda Vieira (1977) conceitua Serviço Social como “um serviço prestado à sociedade e o Trabalho Social – Social Work – a atividade realizada em beneficio da