O SERVIÇO SOCIAL NAS ULTIMAS DECADAS
INTRODUÇão
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial. Na contemporaneidade nos remete primeiramente a pensar nos compromissos com a população, nos limites nos desafios e, acima de tudo, na busca por novos caminhos norteadores, enfatizando também a verdadeira finalidade.
DESENVOLVIMENTO
O SERVIÇO SOCIAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
Na Idade Média, as autoridades não tinham nenhuma responsabilidade com as famílias na área da saúde, habitação e alimentação. Muitas igrejas tinham que prestar auxílio aos mais necessitados, e a pobreza era tida como castigo dos deuses.
Na idade moderna, o choque entre burguesia e feudalismo consolida o iluminismo, que é o movimento intelectual centrado na ciência e na racionalidade, que recusava o dogmatismo que se refere ao conjunto de preceitos e caráter incontestáveis, segundo a teologia. Ainda na idade média os burgueses continuam a prestar serviços de assistencialismo, onde em seguida darão um caráter publico a esse serviço.
Com a chegada da revolução industrial, que surgiu no século XVIII, na França, o capitalismo comercial passa a ser capitalismo industrial, houve então um crescimento exagerado das cidades, trazendo situações catastróficas, No Brasil, o serviço social teve sua origem a partir de um amplo e complexo movimento social, desenvolvido pela igreja católica; que possuía caráter de filantropia, sem apresentar um perfil profissional.
Nesse caso a UCISS (união católica internacional de serviço social) que nasceu em 1925 em Milão na Itália, apoiou a criação da primeira escola católica