O Rock
O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra, sempre presente nas bandas, podendo possuir um único instrumentista, ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo).
Normalmente, as bandas, além do instrumento predominante, a guitarra, são formadas por um: contrabaixo (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do rock-and-roll, também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.
A batida é essencialmente um Blues com Country com contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa-clara. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock-and-roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a mídia que se desenvolvia na época, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem.
Origens do gênero
As origens do rock-and-roll remontam na transição entre as décadas de 1940 e 1950, através de uma combinação de diversos gêneros musicais populares naquele momento. Estes incluíram: o gospel norte-americano, a folk music, o blues - em especial as formas elétricas desenvolvidas em Memphis, Nova Orleans, Texas, e outros lugares - à base do boogie woogie tocado no piano e um jump blues que foram se tornando conhecidos coletivamente como rhythm and blues. Também se adicionaram influências de country music e jazz.
No entanto, elementos de rock-and-roll podem ser ouvidos em gravações country da década de 1910 e blues dos anos 1920. Muitos brancos norte-americanos experimentaram o jazz e o blues afro-americanos, que, frequentemente, eram