O Risco Aviário para o aeroporto Leite Lopes
Marcelo Cavalini Cosac
RISCO AVIÁRIO PARA O AEROPORTO LEITE LOPES
Ribeirão Preto – 2013
MARCELO CAVALINI COSAC
RISCO AVIÁRIO PARA O AEROPORTO LEITE LOPES
Trabalho desenvolvido para a disciplina Iniciação Científica do curso de Engenharia de Produção como parte integrante da nota semestral.
Professor Valentim.
Ribeirão Preto – 2013
1 RESUMO
Para o aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto, tem-se verificado um crescimento muito rápido em relação às colisões de aves. Sendo assim, este trabalho irá discutir e analisar os dados para os anos de 2011 e 2012 e verificar se existe a necessidade de uma intervenção imediata, uma revisão do programa de controle de risco ou se os dados estão aceitáveis. Foi utilizada a matriz MARA para estudo, assim como todas as técnicas de controle de risco padronizadas pelo CENIPA para este tipo de estudo e foi verificada uma necessidade imediata de ação diminuição dos riscos. Os valores encontrados foram disponibilizados em tabelas para melhor visualização e compreensão.
Palavras chave: risco, aves, Leite Lopes, SBRP, acidentes.
INTRODUÇÃO
Pouco é divulgado a respeito de acidentes aéreos envolvendo aves, porém este é um caso sério que vem sendo muito estudado nos últimos anos. O crescimento desordenado das cidades associado à ineficiência da coleta de lixo e saneamento básico inadequado, além de causar a proliferação de doenças, também têm sido os principais focos atrativos de aves próximas aos aeródromos. Sendo assim, a ave que mais participou de acidentes aéreos é, depois do quero-quero, o urubu, que é também uma das maiores e mais perigosas relacionadas a este tipo de