O regime militar
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH
CURSO DE BACHARELADO EM HISTÓRIA – CBH
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO BRASIL IV
DOCENTE: SANDRA TEREZA CADIOLLI BASÍLIO
DISCENTE: THAIRINI BRAGA
O REGIME MILITAR
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS
RIO BRANCO – ACRE
2012.
O Regime Militar
9.7.1 Os problemas econômicos
Simonsen tentou impor uma política de restrições e acabou deixando o Ministério do Planejamento, pois sua idéia afetaria aqueles que se beneficiavam do crescimento da inflação, como os empresários nacionais.
Delfin assume o cargo, cujo foi considerado o homem do milagre, por chegar a felicidade tão sonhada de crescer economicamente e ao mesmo tempo controlas a inflação. Mas, esta experiência durou pouco, pois ocorreu um segundo choque no petróleo, o que elevou os preços e agravou o problema do balanço de pagamentos, onde as taxas internacionais de juros subiram cada vez mais complicando a obtenção de empréstimos e os prazos de pagamento.
A recessão de 1981 - 1983 trouxe pesadas conseqüências. Após os indicadores do PIB serem estabelecidos o resultado de 1981 mostrou uma queda de 3,1%, e nos últimos três anos de 1,6%, onde os setores mais atingidos foram as indústrias de bens de consumo durável. Em 1980 a inflação atingiu o índice anual de 110,2%, em 1981 caiu para 95,2% e subiu para 99,7%, chegando a uma estagflação, ou seja, estagnação econômica e inflação.
Em 1982, apesar da situação, o mercado internacional agia de modo sombrio e houve um relaxamento no controle das economias.
Do lado brasileiro, tecnicamente insolvente, o país batia no peito alegando que não era o México, que logo declarou – se em moratória e pediu socorro ao FMI, porém esta foi sua única saída para receber uma ajuda financeira e tentar restaurar sua credibilidade internacional. Mas houve mais um problema, o Brasil não cumpria o acordo feito com o FMI, o que levou aos credores internacionais a não concederem novos prazos de pagamento, e nem taxas