O realismo no Brasil 1881 a 1893
Aluisio Azevedo
Raul pompeira
Machado de Asis
O realismo em Portugal
Contexto histórico e social
Prosa: ECA de queiroz
Fialho de Almeida
Poesia: antero de Quental
Gomes leal
Cesário verde
Guerra Junqueiro expoente do Realismo no Brasil.
O Realismo no Brasil teve seu início, oficialmente, em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis. Esta escola só entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1890.
Com a introdução do estilo realista, assim como do naturalista, o romance, no Brasil, ganhou um novo alcance, a observação. Começou-se a escrever buscando a verdade, e não mais para ocupar os ócios dos leitores.[1]
Machado de Assis, considerado o maior expoente da literatura brasileira e do Realismo no Brasil, desenvolve em sua ficção uma análise psicológica e universal e sela, portanto, a independência literária do país.
I – INTRODUÇÃO
O movimento literário chamado Realismo teve início no Brasil a partir da publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, em 1881. O Realismo brasileirosofreu influências do Realismo francês com a publicacão da obra . A nova mentalidade literária é motivada pelas últimas conquistas da filosofia e das ciências, cujos representantes eram, então,Augusto Comte (filósofo francês positivista), Charles Darwin (cientista inglês evolucionista - a origem das espécies), Spencer, Claude Bernard (médico francês que estudava a homeostasia – constância domeio interior, ou seja, o equilíbrio) e outros.
O Realismo surgiu como uma reação ao subjetivismo, individualismo e eu românticos da escola literária anterior. Em seu lugar surgem oobjetivismo e o impersonalismo do artista, ou seja, a razão, a pesquisa, a ciência vêm ocupar o lugar do sentimentalismo. Os realistas procuram retratar o homem e a sociedade a partir da observação do ambiente,dos costumes, das atitudes, dos