O que é uma notícia?
Introdução ao Jornalismo - J1
Antes de se definir o conceito de “notícia”, deve-se compreender outros dois princípios e suas nuances: o que é “comunicação” e o que é “informação”. O primeiro se trata do simples compartilhamento, trânsito, de um objeto de consciência entre dois ou mais elementos, havendo emissores e receptores. O conteúdo que é transmitido é o que se informa, a informação. Independentemente do que é dito e para quem é dito, comunicar não é igual a convencer: a persuasão não é intrínseca à comunicação.
“Notícia” é um tipo de informação. Diferente dos demais, ao noticiar algo, subentende-se que quem a receba não tenha ciência de seu conteúdo anteriormente. Jornais (impressos, tele ou radiojornalismo), revistas e sites específicos são veículos de notícias consagrados pela sociedade. Passadas por meio de texto escrito, imagens (fotos, desenhos, gráficos etc), vídeo e áudio, são coletadas e selecionadas segundo as demandas dessa mesma sociedade.
Dentro de um cânone jornalístico, deve-se conter no noticiado, além do fato central, onde se ocorreu, quando se ocorreu, seus personagens e motivos, com uma linguagem clara e objetiva. Preza-se, a princípio, uma distância entre o informante e o que é informado para que o público tire suas conclusões sobre o que lhe chega e, claro, ter um acesso não distorcido às fontes primeiras . Baseando-se num ideal, o jornalista e a empresa que o contrata não deveriam se deixar influenciar por preceitos próprios, tampouco interesses que vão além do fundamento básico do jornalismo.
Entretanto, tanto os profissionais de imprensa quanto a sua audiência estão imersos dentro de um contexto cultural, com seus preconceitos e visões de mundo diversos, que deixam sua marca tanto na captação da notícia quanto no modo que se publica e se lê o publicado. Ademais, tanto o contingente emissor quanto o receptor são heterogêneos. Um tema, gerador de diversas notícias, pode ser abordado de