O que é relativismo
O relativismo é uma doutrina filosófica bastante antiga, apesar da sua popularidade ter vindo a flutuar ao longo dos anos. Mas, em geral , o relativismo caracteriza-se por afirmar que em certas áreas a verdade é relativa a um certo ponto de vista , quer seja do singular quer seja do plural .
O relativismo caracteriza-se pela negação de que possamos vir a ter um conhecimento objetivo em relação a certas áreas .
Por exemplo, podemos ser relativistas em relação ao valor estético , e assim afirmar que uma obra de arte é boa é algo que depende de um certo ponto de vista.
Podemos também ser realistas em relação à ciência , em relação à moral , em relação à verdade em certas áreas do saber e à racionalidade.
Assiste-se assim ao nascimento de duas subculturas universitárias distintas e que John Searle classificou como : a subcultura da universidade tradicional , que se caracteriza pelos seus padrões de racionalidade , verdade e objetividade , onde a disseminação do conhecimento é uma prioridade; e a subcultura do pós-modernismo onde todos os padrões de excelência tradicionalmente aceites são postos em causa.
O realismo é aquela doutrina filosófica que está na base de todas as reivindicações de objetividade , verdade e racionalidade.
O conhecimento pode ser caracterizado por ser um conhecimento acerca de uma realidade independente da mente que se exprime numa linguagem pública que contém proposições verdadeiras , e estas proposições são verdadeiras porque representam com precisão essa realidade e chegamos ao conhecimento aplicando os constrangimentos da racionalidade e da lógica a que o conhecimento está sujeito.