O que é organização
Segundo Peter Drucker uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."
Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.
A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.
As organizações modernas servem para racionalizar suas estruturas, simplificando e dividindo-as em áreas que são denominadas. Atualmente a organização moderna se aplica da seguinte forma:
Técnico – responsável pela seleção e organização do material ou produto, incluindo a catalogação e classificação, indexação e outras atividades profissionais específicas.
Social – que se ocupa da prestação de serviços ao público interno (da organização a que serve) ou externo, incluindo exposições, seminários, treinamento de usuários, etc.
Administrativo – encarregado da aquisição de material e outros bens permanentes ou de consumo, da parte secretarial, orçamentária, e outras.
Seguindo esses três parâmetros a organização busca um melhor rendimento nas empresas como um todo e logo a excelência nos processos internos e externos, fazendo com que consequentemente o sucesso financeiro, social e empresarial da mesma seja alcançado de maneira mais clara e dinâmica.
Fontes:
Drucker, Peter - Managing the Non-Profit Organization: Practices and Principles, 1990.
Drucker, Peter – The man, administration and society, 1992.