O QUE É NATUREZA
Dodente : Manoel Vitor Portugal
Dicente:
1º AVALIAÇÃO - RESENHA CRITICA
O QUE É NATUREZA
De: MARCOS DE CARVALHO
Editora Brasiliense, 1993
O senso comum nos diz que " Natural é aquilo que não é artificial. Ou, em várias outras palavras, natural é o que a natureza faz, e só ela. E artificial é o que o homem faz, mesmo que com ajuda ou com os recursos da própria natureza”.
" Ainda hoje não sabemos precisar com exatidão a origem ads nossa especie, ou origem daquilo que veio resultar nela, não nos resta outra alternativa senão e de admitir o fato de que venha de onde tiver vindo, ou surja de onde tiver surgindo, o homem e sua espécie são também uma obra da natureza, e só dela".
Marcos de Carvalho nos leva a entender como as sociedades em suas diferentes culturas, espécies, formas, metodos se relacionaram com a natureza sendo ela em grandes agrupamentos, os que têm e os que não tem vida. O ser humano é o único dotado de capacidade de reflexão metódica, com caráter de deliberação e de internacionalidede, podendo refletir e criar sua própia história, sendo que a natureza também tem sua própia história. Mas é uma história que nos contamos !
Com o surgimento dos filósofos gregos, colocando em discursão os enigmas para serem decifrados, Carvalho exemplifica as grandes especulções, transformações desejosas nesse século, onde já se falava do modismo " oba oba" com o uso da natureza, " oportunismo ambiental ".
" Não se trata de tentar descobrir qual a correta, mais sim a que mais se coaduna com o tipo de mundo que queremos construir ou preservar " .
No século XIX, nos diz o autor, que os fílosofos com Darwin ( pai das ciências biolgicas) e Henri Becquerel, Pierre e Marie Curie ( descoberta dos átomos) assim facilitando o surgimento de novas teorias, onde a igreja durante todos os séculos de duração da chamada idade Média Cristã, a terra não só apresentava como " idade oficial " aquela consagrada pelos