O QUE É MÍDIA
É um livro pequeno e fininho, mas cheio de passagens super importantes, que relacionam mídia e educação. É uma pequena bíblia sobre o assunto e compartilho aqui alguns trechos que destaquei na minha síntese de 10 páginas, como já fiz com outros livros por aqui.
A ideia é ajudar pessoas interessadas no assunto, que não conhecem o livro e com uma síntese podem se familiarizar melhor, antes de se debruçarem numa leitura mais cuidadosa.
O que é mídia-educação?
Maria Luiza Belloni
Prefácio – Maio de 2009
“Não observamos, no Brasil, avanços significativos no que diz respeito a mídia-educação e os principais obstáculos a seu desenvolvimento continuam ativos. O que não significa que não exista uma multiplicidade de experiências singulares inovadoras e importantes, mas elas são fruto do trabalho incansável de professores, jornalistas, comunicadores, religiosos, todos eles, mídia-educadores militantes e têm, por sua própria natureza, abrangência restrita quando não um estatuto marginal”. Neste sentido, 'a mídia-educação ainda continua ignorada e ausente.'
“Da ‘aldeia global’ passamos à ‘sociedade da informação ou do conhecimento’ e à ‘sociedade em rede’, com suas utopias próprias: inteligência coletiva, cibercultura, liberdade de expressão, democratização da cultura e do conhecimento, etc.” ... “As indústrias culturais (rádio, cinema, televisão, impressos) viveram uma verdadeira ‘revolução tecnológica’ decorrente do progresso técnico nas telecomunicações e na informática, cujo resultado é a digitalização de praticamente todos os dispositivos técnicos no trabalho ou em casa, particularmente os de comunicação.”.... “Com a difusão acelerada das TIC e da Internet, os usuários têm acesso a mídias sofisticadas que permitem interatividade com programas, interação com outros internautas e acesso à informação e entretenimento quase sem limites.”
“O papel da mídia-educação, neste contexto, torna-se ainda mais