O que é largura de banda?
A Largura de Banda ou Bandwidth (termo original em inglês) é a medida da capacidade de transmissão de um determinado meio, conexão ou rede, determinando a velocidade que os dados passam através desta rede específica.
A operação CRTP é bastante simples. O tráfego total destinado a uma determinada interface é classificado, e o que for RTP é separado para compressão. O tráfego RTP é processado num compressor e colocado novamente na fila para ser transmitido. A compressão CRTP é bastante útil em conexões de baixa velocidade (64 Kbps, p. ex.), mas também possui desvantagens. Se for habilitada compressão RTP, o roteador só funcionará em process switch em vez de fast switch, o que, combinado com a sobrecarga da execução CRTP, pode causar queda de desempenho do mesmo. Portanto, o uso do CRTP não é sugerido em enlaces de alta velocidade, uma vez que a relação custo versus benefício pode não compensar.
Fragmentação e interleaving
No modelo apresentado na Figura 1, considere a existência de uma sessão FTP entre os dois pontos. Se, no momento da chegada de um pacote de voz, o roteador estiver processando um grande pacote FTP, o sinal de voz para o receptor chegará com pausas e, subjetivamente, soará como soluços. Se as pausas forem demoradas, o sinal pode até perder a inteligibilidade. Isso acontece, principalmente, em conexões com grande MTU (Maximum Transmission Unit). Essa situação é bastante inadequada para tráfego sensível a retardo.
Figura 4 - Fragmentação e interleaving
As técnicas de fragmentação e interleaving, ou LFI (Link Fragmentation and Interleaving), amenizam esse problema (ver Figura 4). A fragmentação consiste em quebrar, ou fragmentar, grandes datagramas ("jumbogramas") em partes menores. Já as técnicas de interleaving intercalam os pacotes menores, incluindos os de voz, entre os "pedaços" do "jumbograma" para posterior transmissão. Essas técnicas são bastantes úteis em enlaces de baixa velocidade,