O QUE É FENOMENOLOGIA
A ideia de intenção está no fundamento do compreender tal como supõem as investigações que se recomendam da fenomenologia nas ciências humanas. (DARTIGUES, 1992, p.50) Explique a relação entre a intenção e o compreender para a fenomenologia.
Para a fenomenologia o fato de compreender algo, exprime uma intenção. Compreender é perceber algo no interior, do ponto de vista da intenção que o torna propriamente humano em sua essência, ou seja, para compreender algo a cerca de um fenômeno, é preciso primeiro, intencionalizar a consciência para este para em seguida, compreende-lo.
Estabeleça o que é a consciência para a fenomenologia, levando-se em consideração as intencionalidades temática e operante. Para a fenomenologia, a consciência é sempre consciência de alguma coisa, ou seja, é aquilo que dá sentido as coisas. Pois as coisas em si, não tem sentido, nós é que as interpretamos, ou seja, é somente na consciência que as coisas tem sentido. Desse modo a consciência esta sempre direcionada para um objeto, e o objeto, só pode ser definido em relação a uma consciência, ela é sempre um objeto para um sujeito. Intencionalidade temática, que é saber do objeto e saber deste saber sobre o objeto, e uma intencionalidade operante ou “sem exercício”, que é visada do objeto em ato, não ainda refletida. A primeira esforça-se por alcançar a segunda que a precede sempre, mas sem jamais consegui-lo.
.
Estabeleça o ponto de encontro e a(s) discrepância(s) entre a Fenomenologia e a Psicanálise.
O ponto de encontro da fenomenologia e da psicanálise é que a psicanalise, subentende ou desvela ao seu extremo – pelo seu conteúdo latente ou seu inconsciente –, e a fenomenologia através do fenômeno também busca descrever (desvelar) dando sentido as vivencias humanas. Ambas acabam por se orientar na