O que é economia
COMO CIÊNCIA ECONÓMICA
A economia faz parte de um conjunto de ciências sociais que estudam o comportamento humano, tais como:
A sociologia, a ciência política, a filosofia, a psicologia, entre outras. Nesse contexto a economia é uma ciência humana que analisa o comportamento humano em relação aos recursos naturais a serem processados, produzidos, distribuídos e consumidos. Por tanto, a
Economia:
[...] como as demais áreas, abrange apenas uma fração das ciências sociais, compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencialmente o processo de produção, a geração e a apropriação da renda, o dispêndio e a acumulação. (ROSSETTI, 2003, p.31)
A pesar que as pessoas têm que fazer atividades económicas desde tempos muito antigos, só a partir do século XVIII foi a economia foi considerada uma ciência em si.
Nesse século começou o estudo econômico da sociedade, tendo como referência o livro: “A riqueza das Nações”, escrito nessa época por Adam Smith. O livro aborda temas tais como: o processamento dos recursos naturais disponíveis e as causas da riqueza das Nações.
Mas como pode ser definida a economia na época atual? o A Economia pode ser considerada como a Ciência da
Escassez.
A ECONOMIA COMO A CIÊNCIA DA ESCASSEZ
A Economia pode ser considerada como a Ciência Social, pois:
Analisa como as diversas necessidades humanas, consideradas ilimitadas, podem ser satisfeitas gradativamente em função da capacidade de distribuição e produção da sociedade, levando em consideração o fato que:
o Os recursos disponíveis são escassos.
Esse conceito faz relação direta com a problemática ambiental atual, gerada pela sociedade moderna. Problemas que podem se relacionar diretamente ao alto consumo e extração dos recursos naturais, deste modo:
Esse conceito da Economia como a Ciência da Escassez, traz uma nova visão do significado da palavra economia.
É a partir dos estudos do economista