o que é economia ?
1.De uma forma bem simplificada, economia é o estudo das escolhas!
Precisamos da economia porque como indivíduos ou sociedade, nos deparamos com a escassez (de matérias primas, de bens e serviços, tempo, fatores de produção, etc.) em relação aos nossos crescentes desejos e necessidades.
A economia estuda como fazemos nossas opções: um carro novo ou mensalidade da faculdade? Mais hospitais ou mais estradas? Mais lazer ou mais trabalho e renda? Mostra-nos o caminho para o entendimento de como utilizar da melhor forma os recursos naturais, maquinário e mão de obra. A economia nos ajuda também a examinar os trade-offs entre os vários objetivos ao mesmo tempo em que antecipa os resultados das mudanças nas políticas governamentais, das praticas empresariais ou na população. Quase todos os aspectos de políticas privadas ou públicas envolvem a economia assim com as escolhas individuais.
2. Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
Quanto? Para quem? De que forma? Com qual eficiência?
A palavra economia vem do grego – ‘oikos’(casa) e ‘nomos’(costume ou lei), daí a derivação “Regras da Casa”.
Embora a discussão sobre produção, opções, custos e distribuição sejam bem antigas, a Economia toma corpo com a publicação por Adam Smith da “Riqueza das Nações” em 1776. Nela ele define Economia como:
‘Economia, um braço da ciência do legislador ou estadista, propõe dois objetivos distintos: primeiro, oferecer renda e produtos abundantes para o povo ou mais precisamente, dar ao povo condições para que possam obter renda ou meios de subsistência’. ‘Em segundo lugar, prover o estado dos fundos suficientes para os serviços públicos’. ‘Sua proposta é engrandecer tanto as pessoas como o governo’.
Lionel Robbins, economista inglês, definiu a moderna economia em 1932:
“A ciência que estuda o comportamento humano como uma relação entre objetivos e recursos